A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) divulgou, nesta quarta-feira (09), Dia Nacional de Combate à Corrupção, as conquistas e os avanços neste tema, que também envolve lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária.
A diretora do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, delegada Karla Viviane, sinaliza as principais conquistas, que envolvem a criação do departamento, sua estruturação e investigações.
De acordo com a PCRN, merecem ser apontados recursos federais e emendas parlamentares para estruturação do departamento, conquistados através da apresentação de projetos, no montante de um milhão de reais, a realização de operações, convênios e parcerias com outros órgãos como Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), Controladoria Geral do Estado (CGE/RN), Ministério Público (MP/RN), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN).
Outro ponto de destaque foi a atuação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), não apenas nas análises financeiras de ativos ilícitos, mas também na capacitação do efetivo com divulgações de webinários e cursos presenciais acerca do tema. “Apesar de sua criação recente, em dezembro de 2019, e do pouco efetivo, foram realizadas quatro operações ao longo do ano com grande alcance na tutela do patrimônio público. Também foram afastados dos cargos servidores envolvidos nos crimes”, ressalta a diretora do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
Para 2021, estão previstos mais avanços. Será inaugurado o Complexo Anticorrupção, bem como criada nova unidade policial, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro, que proporcionará o sequestro e o perdimento de bens utilizados em crimes para uso a favor da Polícia Civil do RN, viabilizando uma melhor estrutura e uma repressão mais ampla aos crimes. Serão ainda ampliadas as atribuições da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT), que deixará de atuar apenas no crime de sonegação fiscal.
A diretora do departamento pontuou ainda a relevância do andamento de proposta do Projeto de Lei que trata da criação de fundo para aparelhamento da Polícia Civil do RN, já em tramitação junto ao Governo do Estado, que possibilitará a utilização de ativos financeiros ilícitos, recuperados em investigações criminais, em prol de um melhor funcionamento da Polícia Civil como um todo.
Novo decreto suspende eventos de massa promovidos ou patrocinados pelo Estado
A medida recomenda aos municípios potiguares a adoção das medidas necessárias para a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa. E, para dar apoio complementar ao cumprimento das ações recomendadas, o governo disponibiliza aos municípios suas forças de segurança, por meio das operações do Programa Pacto pela Vida.
A decisão salienta ainda que o combate à pandemia e as medidas de prevenção são questões que devem ser enfrentadas por toda a sociedade, e que o esforço para a superação da crise é de responsabilidade conjunta de governos, empresas e cidadãos.
Decreto revoga portaria conjunta nº026/2020
A atual determinação revoga a portaria conjunta nº 026/2020, GAC/SESAP/SEDEC/SETUR, de 21 de setembro de 2020, que tratava da retomada das atividades relacionadas ao setor de eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. Ou seja, o atual decreto torna sem efeito os protocolos específicos estabelecidos para a retomada dessas atividades.
Governo do RN cria Escola de Saúde Pública para fortalecer o SUS
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a criação da Escola de Saúde Pública, por meio de decreto estadual publicado no Diário Oficial.
A iniciativa foi adotada pensando na educação como motor de desenvolvimento e instrumento qualificador para o trabalho, no fortalecimento da política estadual de saúde, na perspectiva da regionalização, e na capacitação permanente dos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o executivo estadual, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), tem como objetivos fortalecer a política de educação permanente em saúde no RN, de forma descentralizada e regionalizada, qualificando as práticas de gestão e atenção ao SUS no âmbito estadual; capacitar, formar, aperfeiçoar, atualizar e especializar os profissionais, gestores e usuários que atuam no SUS, oferecendo cursos na modalidade de pós-graduação e outros processos formativos; oferecer educação profissional em saúde; desenvolver pesquisas para atender as necessidades do SUS; e, potencializar a inovação tecnológica em serviço para qualificar os processos de trabalho e o desenvolvimento institucional.
Segundo a secretária-adjunta estadual de saúde, Maura Sobreira, a criação da Escola de Saúde Pública vinculada à Sesap “é um marco importante na história atual do SUS-RN, visto que estará fortalecendo a política de educação permanente, possibilitando formação de especialistas em áreas prioritárias do SUS, com cursos técnicos e aperfeiçoamento para trabalhadores do SUS”.
“Apostamos que a educação é o caminho para a transformação de práticas e consolidação do SUS em consonância com as necessidades de saúde regionais”, destacou Maura.
Decorrente da transformação do Centro de Formação Pessoal (CEFOPE), com sede em Natal e descentralizada nas regiões de saúde, a ESPRN está vinculada à Coordenadoria de Gestão e Processos de Trabalho e Educação na Saúde da Sesap e tem unidade administrativa dotada de autonomia para recebimento e aplicação de recursos, incorporando a estrutura organizacional e o corpo técnico da CEFOPE.
“É importante que a Escola de Saúde Pública criada tenha a capacidade de responder ao desafio da qualificação dos territórios, na ótica da regionalização, integrando e articulando a Rede Estadual de Educação em Saúde, reforçando a necessidade de se trabalhar educação em saúde, num espaço de promoção de encontros entre as complexidades e diversidades do território, contemplando a inclusão da educação popular nesse processo”, afirmou Cláudia Frederico, diretora geral da ESPRN.
“A expectativa é que a Escola seja indutora ao fortalecimento do SUS na perspectiva da qualificação das práticas, da produção e disseminação de conhecimento, potencializando as políticas públicas, aglutinando forças e competências, de modo que a gestão de trabalho e educação em saúde seja também fortalecida”, completou.
Bolsonaro demite ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
O estopim teria sido uma mensagem de Álvaro Antônio no grupo de WhatsApp com os ministros, dirigida ao ministro Luiz Eduardo Ramos, chefe da Secretaria de Governo, em que elenca suas ações em favor da candidatura de Bolsonaro e à frente da pasta.
Na mensagem, Álvaro Antônio chama Ramos de “traíra” e diz que o general esconde de Bolsonaro o “ALTÍSSIMO PREÇO (sic)” que o governo tem pago por “aprovações insignificantes” no Congresso.
“Não me admira o Sr Ministro Ramos ir ao PR pedir minha cabeça, a entrega do Ministério do Turismo ao Centrão para obter êxito na eleição da Câmara dos Deputados”, diz um trecho da mensagem. “Ministro Ramos, o Sr é exemplo de tudo que não quero me tornar na vida, quero chegar ao fim da minha jornada EXATAMENTE como meus pais me ensinaram, LEAL aos meus companheiros e não um traíra como o senhor”, conclui.
A demissão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. O nome mais cotado para substituir Álvaro Antônio é Gilson Machado, presidente da Embratur.
Neymar marca três vezes em goleada do PSG sobre Basaksehir por 5 x 1
Caicó registra 53 novos casos de Covid-19, com 43 recuperados e número de confirmados é de 4.581
Nesta quarta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 53 (CINQUENTA E TRÊS) novos casos de COVID-19 no município, TODOS comunitários.
Sendo 35 homens e 18 mulheres. Os casos residem:
08- Centro;
02- Paraíba;
02- Paulo VI;
03- Vila do Príncipe;
06- Penedo;
04- Alto da Boa Vista
02- Barra nova;
01-Recreio;
03- Darcy Fonseca;
02- Maynard;
02- João XXIII;
06-Boa Passagem ;
03- Walfredo Gurgel;
03-Acampamento ;
03-Vila Altiva;
03- Samanaú.
Destes 03 foram confirmados por TR, 02 por sorologia e 48 foram confirmado por RT-PCR
Informamos a RECUPERAÇÃO de 43 pessoas da comunidade.
Comunicamos o QUADRAGÉSIMO SEXTO ÓBITO do município de Caicó ocorrido no dia 06 de Dezembro de 2020, no Hospital Regional do Serido. Trata-se de um homem de 90 anos com comorbidades, residente no bairro Paraiba.
Reforçamos a importância das medidas preventivas, como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.
Pazuello: se Pfizer conseguir adiantar entrega, vacinação pode começar neste mês
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em entrevista à CNN Brasil transmitida nesta quarta-feira, 9, que o uso emergencial de uma vacina contra a covid-19 poderia acontecer ainda em dezembro se o governo federal fechar um contrato desse tipo com a Pfizer.
“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em janeiro, final de dezembro, em janeiro… Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, comentou. “Não é uma campanha de vacinação.”
Segundo ele, é “bem provável” que, entre janeiro e fevereiro, o governo federal esteja vacinando a população do País contra a covid-19.
A declaração ocorreu 24 horas após uma reunião do ministro com governadores, em que havia prometido começar a imunização no Brasil no fim de fevereiro.
Em uma profusão de condicionais, Pazuello explicou que, se a Pfizer, a AstraZeneca e o Instituto Butantã concluírem a fase 3 de testes ainda em dezembro e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) der aval ao registro dos imunizantes em janeiro, o ministério terá recebido nesse mês 500 mil doses da primeira e 15 milhões da segunda fabricante.
“Se observarmos isso, é bem provável que, entre janeiro e fevereiro, nós estejamos vacinando a população brasileira”, completou o ministro, que disse não saber o número de doses da Coronavac que o Instituto Butantã e a farmacêutica chinesa Sinovac poderiam disponibilizar no primeiro mês do ano.
Na terça-feira, 8, contudo, o presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse que a empresa será capaz de entregar, no primeiro trimestre de 2021, uma quantidade de vacinas contra covid-19 suficiente para imunizar somente 2 milhões de brasileiros – o equivalente a 4 milhões de doses, já que o produto é administrado em duas doses.
A informação foi dada pelo executivo em uma reunião da comissão externa da Câmara que discute as ações de enfrentamento à covid-19.
Murillo confirmou que a oferta total da empresa ao governo brasileiro é de 70 milhões de doses ao longo de 2021, mas disse que, nos primeiros meses do próximo ano, o quantitativo enviado será menor do que no final do ano por causa da alta demanda mundial pelo produto.
Naquele mesmo dia, mais cedo, Pazuello, havia dito que a quantidade de doses da vacina da Pfizer prevista para os seis primeiros meses era de 8,5 milhões, suficiente para vacinar 4 milhões de brasileiros.
Doença misteriosa deixa centenas de pessoas hospitalizadas na Índia
Uma doença misteriosa – ainda sem nome – teria afetado centenas de pessoas na Índia, durante o fim de semana, de acordo com médicos indianos. Pelo menos uma pessoa teria morrido no estado de Andhra Pradesh, localizado no sul do país, e outras 227 foram hospitalizadas. As informações são da BBC Brasil.
Os relatos são de que os pacientes apresentaram uma variedade de sintomas, como náuseas, convulsões e até mesmo perda de consciência. Ao The Indian Express, um médico local comentou que “As pessoas que adoeceram, especialmente as crianças. De repente, começaram a vomitar após reclamarem de dor nos olhos. Algumas delas desmaiaram ou tiveram convulsões”. Até agora, apenas 60 pessoas receberam alta médica, enquanto outras 157 ainda estão em tratamento hospitalar, segundo as autoridades locais.
A Índia ainda enfrenta os efeitos da pandemia da covid-19 com mais de 9,6 milhões de pessoas contaminadas. O estado de Andhra Pradesh foi um dos mais afetados, mas de acordo com a ministra da saúde, Alla Kali Krishna Srinivas, todos os pacientes testaram negativo para a infecção do coronavírus. As amostras coletadas não demonstram que a origem da doença seja uma infecção viral.
“Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram”, comentou Srinivas. “É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório revelarão o que é”, completou a ministra. Segundo o ministro-chefe do estado, Jaganmohan Reddy, equipes médicas especiais estão sendo enviadas para investigar a causa da doença.
Globo cancela transmissão do show da virada com Gusttavo Lima e Ivete Sangalo
De acordo com o portal, a Globo decidiu não levar equipes do Rio de Janeiro para Salvador, o que vai impedir a transmissão da festa para todo o Brasil.
Por conta da pandemia, o formato do evento será diferente este ano, e contará com shows de Gusttavo Lima e Ivete Sangalo, direto do Forte de São Marcelo, em Salvador. A emissora iria exibir a festa ao vivo pela primeira vez em parceria com o Multishow.
Em nota, o canal afirmou que “com os crescentes casos de Covid em todo o país e as restrições anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia, a empresa avaliou a conveniência do deslocamento de equipes do Rio de Janeiro para Salvador para a produção de uma transmissão em rede, ao vivo e multiplataforma ( TV Globo e Multishow), e optou por cancelar a exibição do show do Réveillon para preservar a saúde dos profissionais”.
Residência em Tecnologia da Informação da UFRN abre processo seletivo
Processo seletivo
O processo consistirá em uma prova de conhecimentos específicos fornecida de forma remota através do Sistema Multiprova no dia 17 de dezembro. Ao total, a avaliação terá duração de duas horas, e o candidato conseguirá acesso ao link pelo e-mail fornecido na inscrição.
Em caso de problemas no acesso ao sistema, o candidato poderá enviar um e-mail para marcel@dimap.ufrn.br. O exame – que vale no máximo 10 pontos – traz 30 questões de múltipla escolha sobre conteúdos relacionados ao programa de residência.
O gabarito estará disponível a partir do dia 17 de dezembro e o resultado final será divulgado no dia 23 de dezembro, através do site do IMD (aba de “Editais”). Para se inscrever, o candidato deve ter graduação em curso superior reconhecido pelo MEC e disponibilidade em tempo integral, além de fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100 e estar de acordo com as normas do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário