sábado, 8 de janeiro de 2022

Prefeitura de Tibau do Sul cancela Carnaval 2022 e proíbe festa de rua em Pipa

 

A Prefeitura de Tibau do Sul decidiu cancelar o Carnaval deste ano em virtude do aumento dos casos da covid-19. Em decreto assinado pelo prefeito Valdenício José da Costa, o Município proibiu a realização de quaisquer eventos públicos em ruas, espaços abertos ou fechados, tais como blocos e agremiações, carnavais de rua etc. A proibição afeta também a praia de Pipa, um dos pontos turísticos mais procurados pelo turistas no Rio Grande do Norte. 

No documento, o gestor municipal argumentou que a decisão se baseou, entre outras coisas, no fato do carnaval ter sido “considerado pelas entidades médicas estaduais e nacionais como evento de alto risco de contágio pela covid-19, o que tem levado inúmeros municípios brasileiros a suspender a realização de eventos de ruas durante o período carnavalesco”. Além disso, o prefeito ainda citou o fato de Tibau do Sul receber milhares de pessoas, do Brasil e do exterior. 

“O risco potencial de aumento do número de casos, notadamente em face das incertezas com relação à nova variante ômicron, já identificada em diversos estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte; o aumento do número de casos poderá aumentar o risco de fechamento do comércio local e dos empreendimentos hoteleiros, com o consequente estabelecimento de outras medidas restritivas”, acrescentou o prefeito, nas considerações. 

O decreto ainda determinou que, em caso de descumprimento das determinações, o infrator deverá arcar com uma multa diária de R$ 1.000 até R$ 30.000. A fiscalização a fim de identificar eventuais práticas de infrações serão apuradas pelas autoridades competentes, que contarão com o apoio dos servidores públicos municipais. 

Ainda de acordo com o documento, as proibições não abrangem os eventos promovidos por entes privados, tipo shows e eventos artísticos, desde que devida e previamente autorizados pelo Poder Público, ficando os mesmos sujeitos às medidas sanitárias restritivas que se encontrem vigentes à época da realização do evento.

No Rio Grande do Norte, cidades como Apodi, Tibau e Areia Branca também cancelaram as festas de carnaval de 2022. A Prefeitura de Natal, capital potiguar, ainda não se posicionou oficialmente sobre a realização dos festejos. Decisão deve vir após reunião do Comitê Científico, que deve ocorrer na próxima semana. Pelo menos 14 capitais do país já cancelaram eventos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário