quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ipea: segundo trimestre mostra recuperação do mercado de trabalho no País

CARTEIRA PIS
O segundo trimestre do ano marcou o começo de um processo de recuperação mais nítido no mercado de trabalho brasileiro. Segundo análise da Carta de Conjuntura, divulgada pelo Ipea nesta quinta-feira (14), a desaceleração da desocupação e a expansão dos rendimentos reais permitiu que 31,7% dos trabalhadores que estavam desocupados obtivessem emprego no período.
Entre abril e junho, o percentual de pessoas ocupadas que perderam o posto de trabalho e passaram a desempregados recuou de 3,6% ,no segundo trimestre do ano passado, para 3,4%. A carta ainda revela que a queda para 12,8% na taxa de desemprego, registrada no trimestre encerrado em julho, ocorreu graças ao aumento da população ocupada, que teve a primeira variação interanual positiva desde agosto de 2015.
Ainda em relação às demissões, elas reduziram no setor formal. No segundo trimestre do ano, de todos os trabalhadores que transitaram da ocupação para a desocupação, 32% estavam no mercado formal, 10 pontos percentuais menor que há dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário