O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi o primeiro chefe de Estado e governo a discursar no Debate Geral da 77ª sessão da Assembleia Geral nesta terça-feira, seguindo a tradição de abertura do principal evento das Nações Unidas.
Bolsonaro elogiou o tema escolhido pelo presidente da Assembleia Geral para o encontro deste ano: “Um momento decisivo: soluções transformadoras para desafios interligados”.
Respostas coletivas
Segundo o presidente brasileiro, os desafios globais são um “divisor de águas” e faz parte da responsabilidade coletiva construir respostas. “Não é uma tarefa simples, mas não temos alternativa”, afirmou.
Para o presidente do Brasil, o esforço deve começar pelas políticas internas de cada país. Ele lembrou os esforços conjuntos feitos no país durante a fase crítica da pandemia de Covid-19.
O chefe de Estado também citou a questão energética no país, ressaltando que 84% da matriz elétrica do Brasil é renovável. Ele ainda lembrou que a guerra na Ucrânia tem feito muitos países recorrer a fontes sujas de energia, o que classificou de “grave retrocesso para o meio ambiente”.
Guerra na Ucrânia
O presidente do Brasil destacou que o país defende um imediato cessar-fogo na Ucrânia, bem como a proteção de civis e preservação de infraestrutura crítica para assistência à população.
Bolsonaro destacou os esforços para uma solução negociada da guerra, citando a décima primeira participação do país como membro não-permanente no Conselho de Segurança.
Ele criticou as sanções como forma de lidar com o conflito, afirmando que as medidas “prejudicam a retomada da economia e afetam direitos humanos de populações vulneráveis”.
Atuação global
O presidente do Brasil também lembrou da atuação do país no recebimento de refugiados venezuelanos, com a Operação Acolhida, iniciativa que conta com o apoio do Escritório da ONU para Refugiados, Acnur.
Bolsonaro citou a participação do Exército brasileiro em missões de paz, que teve lideranças nas operações de Suez, Angola, Haiti e Líbano.
O general brasileiro Marcos de Sá Affonso da Costa é comandante da Missão da ONU na República Democrática do Congo, Monusco.
No mês passado, o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz foi escolhido pelas Nações Unidas para liderar uma missão de apuração dos fatos na Ucrânia.
Brasil abre debate da Assembleia Geral da ONU sobre soluções e desafios
As Nações Unidas abrem esta terça-feira o debate geral da 77ª sessão da Assembleia Geral, na sede em Nova Iorque. O tema esse ano é “Um momento decisivo: soluções transformadoras para desafios interligados”.
O encontro pretende focar em soluções conjuntas para as crises atuais, como a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia, o impacto das mudanças climáticas, e as crescentes ameaças à economia global.
União para superar desafios
Nesta entrevista à ONU News, o secretário-geral das Nações Unidas deu um depoimento em português sobre a importância do evento.
António Guterres afirmou que a Assembleia Geral acontece em um momento em que o mundo está dramaticamente dividido, com fraturas geopolíticas sem precedentes nas últimas décadas recentes.
Além disso, o chefe da ONU lembra que também enfrentamos terríveis desafios com as alterações climáticas, pandemias e uma enorme desigualdade, que condena mais gente à pobreza e à fome.
Assim, ele acredita que esta Assembleia Geral pode ser um momento de gerar consciência que as divisões têm que ser superadas e que é preciso que todos enfrentem juntos os enormes desafios pela frente, em diálogo, em cooperação e em solidariedade.
Brasil é o primeiro Estado-membro a discursar
Diferentemente das duas últimas edições, os discursos dos chefes de Estado serão feitos presencialmente.
O presidente da 77ª sessão do órgão, Csaba Korosi, abre os debates, seguido pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
Conforme a tradição, o Brasil é o primeiro país a falar. O presidente Jair Messias Bolsonaro será seguido este ano por Senegal. Geralmente, o segundo a discursar é o país anfitrião, Estados Unidos, mas desta vez, o presidente Joe Biden só assumirá a tribuna na quarta-feira.
Uma outra novidade será o discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele foi o único orado autorizado, por uma votação na Assembleia Geral, a enviar um discurso pré-gravado.
Todos o debate geral pode ser acompanhado na página da ONU.
Fome, caos climático e guerra
Na semana passada, o secretário-geral da ONU, afirmou que o principal evento das Nações Unidas acontece num momento de “grande perigo”, em que as divisões geoestratégicas são as mais marcadas desde a Guerra Fria.
Falando a jornalistas, António Guterres avaliou que o mundo está “arruinado pela guerra, castigado pelo caos climático, marcado pelo ódio e envergonhado pela pobreza, fome e desigualdade”.
Além do debate geral, acompanhe na nossa página da cobertura especial da Assembleia Geral, as discussões de alto nível sobre como transformar a educação, enfrentar a crise alimentar global, entre outros.
Quando discursam os países de língua portuguesa?
- 20 de setembro – Brasil
- 21 de setembro – Cabo Verde
- 22 de setembro – Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal
- 24 de setembro – Moçambique
- 26 de setembro - Angola e Timor-Leste
Eleições 2022: MP Eleitoral quer coibir derramamento de “santinhos” nas ruas do RN
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu instrução para que os promotores eleitorais em todo o estado estejam atentos ao derramamento de materiais de campanha, como “santinhos”, panfletos e adesivos nas ruas próximas aos locais de votação durante as eleições deste ano. A prática, conhecida como “voo da madrugada”, mesmo acontecendo à véspera da eleição, constitui propaganda irregular.
Para coibir e punir os envolvidos, as equipes do Ministério Público Eleitoral devem estar atentas e promover as diligências com relatórios que permitam a identificação dos candidatos beneficiados, incluindo fotografias claras do material espalhado nas ruas e calçadas. A notícia de fato ou procedimento preparatório eleitoral resultantes devem, então, ser encaminhados ao Ministério Público Federal com celeridade para dar andamento à investigação.
Ruas limpas
O candidato que ordenar ou permitir o derramamento de materiais de campanha nas ruas estará praticando propaganda irregular, sob pena de multa, além da apuração do crime, conforme previsto na legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997).
O Procurador Regional Eleitoral Rodrigo Telles afirma que o material irregular nas ruas “gera impactos sociais e políticos, uma vez que pode influenciar os eleitores no dia do pleito de forma ampla e geral, contribuindo para que criem ou modifiquem seu convencimento”. A prática “também possui impactos econômicos expressivos, tendo em vista o dispêndio de valores, muitas vezes do fundo partidário, para a impressão de material publicitário que é derramado nas ruas, de modo que aqueles que possuem maior capacidade econômica poderiam imprimir maior quantidade de ‘santinhos’, cooptando uma maior quantidade de eleitores”, explicou.
Após suspensão, cirurgias eletivas são retomadas no Hospital Walfredo Gurgel
As realização de cirurgias eletivas foram retomadas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), na manhã desta terça-feira (20).
De acordo com a secretaria, os procedimentos cirúgicos que foram suspensos na última segunda-feira (19), foram retomados após trabalho das equipes para liberação de vagas no pós-operatório e reativação das salas de cirurgia.
Segundo a direção da unidade, os procediementos tinham sido paralisados por causa da sobrecarga de pacientes vindos do interior do estado e também pela ocorrência de acidentes com múltiplas vítimas no fim de semana.
Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20) o primeiro registro, no Brasil, de teste para diagnóstico de varíola dos macacos. O kit molecular, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.
Segundo a Anvisa, o produto baseia-se em tecnologia de PCR em Tempo Real e é indicado para o processamento de amostras clínicas. Para conceder o registro, a agência analisou requisitos técnicos que incluem o desempenho clínico e o gerenciamento de risco, que servem para garantir adequabilidade do teste ao uso proposto.
“A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender as exigências técnicas feitas pela agência. A avaliação dos testes para monkeypox ocorre em regime de prioridade na agência, conforme decisão da diretoria colegiada”, informou o órgão.
A publicação do registro consta na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado, de acordo com a Anvisa, depende da empresa detentora do registro.
Eleições 2022: Confira a agenda dos candidatos ao governo do RN nesta quarta-feira (21)
Os candidatos seguem com a campanha eleitoral nesta quarta-feira (21). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao governo do Rio Grande do Norte.
Confira:
ANTÔNIO BENTO (PRTB)
11h - Visitas em Mossoró
16h - Visitas em Assú
CLORISA LINHARES (PMB)
8h - Entrevista na TV Tropical
9h - Reunião no Conselho Regional de Contabilidade
10h30 - Gravação de programa eleitoral
16h - Caminhada na zona Norte de Natal
19h - Participa de culto evangélico
DANNIEL MORAIS (PSOL)
7h25 - Entrevista em rádio de Natal
10h - Gravação de programa eleitoral
14h - Visita a assentamentos rurais em Macaíba
FÁBIO DANTAS (SOLIDARIEDADE)
10h30 - Visita a Elói de Souza
13h15 - Visita a Ruy Barbosa
14h30 - Visita a Barcelona
16h30 - Evento político em São Gonçalo do Amarante
20h - Comício em Tibau do Sul
FÁTIMA BEZERRA (PT)
Não informou
NAZARENO NERIS (PMN)
Não informou
RODRIGO VIEIRA (DC)
Não informou
ROSÁLIA FERNANDES (PSTU)
9h - Participa de atividades dos trabalhadores da enfermagem na Cidade Alta, em Natal
15h - Participa de ato público em defesa do piso salarial dos trabalhadores da enfermagem, na Cidade Alta
STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)
Não informou
Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina na quinta-feira
O eleitor que perdeu o título ou teve o documento extraviado tem até esta quinta-feira (22), para solicitar a segunda via no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a emissão da segunda via do título o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.
Neste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.
Conmebol define grupos da Libertadores Feminina
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) sorteou nesta terça-feira (20) os grupos da Libertadores Feminina, competição que será disputada entre os dias 13 e 28 de outubro na cidade de Quito (Equador). E o Brasil será representado na competição por Corinthians, Palmeiras e Ferroviária.
O Timão, atual campeão continental, é o cabeça de chave do Grupo A, que também conta com a presença de Olimpia (Paraguai), Always Ready (Bolívia) e Deportivo Cali (Colômbia).
Outro brasileiro na posição de cabeça de chave é o Palmeiras, que faz parte do Grupo C ao lado de Universidad de Chile (Chile), Libertad-Limpeño (Paraguai) e um representante do Equador, que sairá do confronto entre Club Ñañas e Independiente Dragonas.
O terceiro representante do Brasil na competição é a Ferroviária, que faz parte do Grupo B ao lado de Defensor Sporting (Uruguai), Boca Juniors (Argentina) e o campeão do Equador, que ainda será definido.
Forma de disputa
A Libertadores Feminina será disputada por 16 clubes divididos em quatro grupos. As equipes jogarão contra todos os adversários de suas respectivas chaves. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, fase a partir da qual começa o mata-mata até a grande decisão.
Com equipe completa, Tite comanda treino em Le Havre
Contando com todos os 26 jogadores convocados para os amistosos contra Gana e Tunísia, o técnico Tite comandou um treino nesta terça-feira (20) em Le Havre (França). As partidas têm grande importância para a seleção brasileira, pois são as últimas da equipe antes do início da Copa do Catar, que terá a partida inaugural no dia 20 de novembro.
Um dos últimos atletas a se apresentarem foi o atacante Pedro, que participou da derrota de 2 a 1 do Flamengo para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. E o camisa 9 do Rubro-Negro chegou com a certeza de que a concorrência para garantir uma vaga na lista de convocados para o Mundial é muito grande.
“Sei que a concorrência é grande, principalmente no ataque, posição na qual todos estão muito bem preparados. Isso é algo que motiva ainda mais, por poder ver que estou entre os selecionados na véspera da disputa de uma Copa do Mundo”, declarou Pedro.
A equipe canarinho realizará uma nova atividade na próxima quarta-feira (21), a penúltima antes da partida contra Gana, na sexta-feira (23), no estádio Océane, em Le Havre. Quatro dias depois a equipe retorna a campo para enfrentar a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris.
Série B: Grêmio assume vice-liderança após vitória sobre Sport
O Grêmio assumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro após derrotar o Sport por 3 a 0, na noite desta terça-feira (20) em Porto Alegre, pela 31ª rodada da competição.
Após o triunfo, o Tricolor de Porto Alegre chegou aos 53 pontos, superando o Bahia, que tem 51 pontos e que ainda mede forças com o Operário na rodada. Para o Leão da Ilha do Retiro o revés representou permanecer com 43 pontos, na 6ª posição.
Após um primeiro tempo no qual o placar permaneceu inlaterado, o Grêmio garantiu a vitória graças a gols de Bitello, Lucas Leiva e Gabriel Teixeira.
Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tirar três mandos de campo do Tricolor por causa de brigas de seus torcedores na arena em Porto Alegre no empate com o Cruzeiro na 25ª rodada, há a possibilidade de esta ter sido a última partida da equipe em seu estádio na atual temporada.
Flamengo e Corinthians decidem título da Copa do Brasil no Maracanã
A final da Copa do Brasil terá o seu capítulo final no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, definiu nesta terça-feira (20) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o sorteio dos mandos de campo da decisão da competição.
Ficou definido que o primeiro jogo da final entre Flamengo e Corinthians, marcado para o dia 12 de outubro, será disputado na Neo Química Arena, em São Paulo. Com isso, o jogo de volta terá como palco o estádio do Maracanã, no dia 19 de outubro.
“Desejo que sejam dois grandes jogos, que valorizem o futebol brasileiro, que sejam competitivos, que sejam decididos de fato pelos protagonistas, que são os jogadores”, afirmou o técnico do Timão, o português Vítor Pereira.
O comandante do Rubro-Negro, Dorival Júnior, também expressou a expectativa de uma grande decisão de Copa do Brasil: “O que definirá a sorte de um campeonato como esse é a competência das equipes. Dois grandes times que disputarão clássicos maravilhosos. Espero que tenhamos partidas leais em campo, que sejam definidas pela competência de cada uma das equipes e que tenhamos a responsabilidade de fazer um grande espetáculo para o público”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário