quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Na Ucrânia, Guterres discute esforços para acabar com a guerra

 


O líder das Nações Unidas, António Guterres, voltou a pedir o fim da guerra na Ucrânia. Para ele, as pessoas precisam da paz em linha com a Carta da ONU e a lei internacional.

Guterres falou a jornalistas, na cidade de Lviv, acompanhado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e do presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan. Segundo ele, os três líderes debateram os esforços para alcançar a paz.

Quase 18 milhões de pessoas precisam de ajuda na Ucrânia
© UNHCR/Andrew McConnell
Quase 18 milhões de pessoas precisam de ajuda na Ucrânia

Acordão de grãos, vitória do multilateralismo

O secretário-geral saudou a cooperação e a vitória do multilateralismo que possibilitou um acordo para a saída de grãos dos portos da Ucrânia. Mas para ele, o centro do problema é a guerra que continua.

Guterres voltou a dizer que a invasão da Rússia é uma violação da integridade territorial da Ucrânia e que viola a Carta da ONU.

O conflito, iniciado em 24 de fevereiro, está levando a inúmeras mortes, destruição massiva e ao deslocamento de milhões de pessoas além de violações dramáticas dos direitos humanos.

PMA ressalta que abertura dos portos ucranianos do Mar Negro é o passo mais importante no combate à fome no mundo
Ocha/Levent Kulu
PMA ressalta que abertura dos portos ucranianos do Mar Negro é o passo mais importante no combate à fome no mundo

Jovens querem futuro pacífico e de oportunidades

Para o secretário-geral, a paz ansiada pelos ucranianos reflete as aspirações das pessoas de todo o mundo, principalmente dos jovens que querem um futuro de oportunidades e sem violência.

António Guterres afirmou que está gravemente preocupado com a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

Ele disse que o bom senso deve prevalecer para evitar qualquer ação que possa colocar em perigo a integridade física e a segurança da instalação.

Nas últimas semanas, bombardeios perto de Zaporizhzhia soaram o alarme de riscos atômicos no local
Unsplash/Yehor Milohrodskyi
Nas últimas semanas, bombardeios perto de Zaporizhzhia soaram o alarme de riscos atômicos no local

Missão da Aiea à Zaporizhzhia

Para o chefe da ONU, é necessário um acordo urgente para restabelecer Zaporizhzhia como uma infraestrutura puramente civil levando segurança à área.

Os arredores da usina foram alvos de vários bombardeios na última semana. E, em um deles, um dos reatores foi desligado.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, está em contato com Ucrânia e Rússia e já informou que está pronta para enviar uma missão técnica ao local para avaliar a situação da segurança nuclear.

Para Guterres, a vitória da diplomacia e do multilateralismo que levou ao acordo da Iniciativa de Grão do Mar Negro é uma prova de que é possível alcançar consensos.

Navio sai do porto de Odesa após a autorização do Centro de Coordenação Conjunta, estabelecido no âmbito da Iniciativa de Grãos do Mar Negro
Ocha/Saviano Abreu
Navio sai do porto de Odesa após a autorização do Centro de Coordenação Conjunta, estabelecido no âmbito da Iniciativa de Grãos do Mar Negro

Acordo de grãos para reverter crise global de alimentos

O chefe da ONU afirmou que desde o início da guerra, ele tem sido claro de que não é possível conseguir uma solução para a crise global de alimentos sem assegurar o acesso total à produção de alimentos e fertilizantes da Rússia e da Ucrânia.

Em menos de um mês, desde o acordo, 21 navios já deixaram os portos da Ucrânia carregados de cereais, e 15 embarcações zarparam de Istambul para a Ucrânia transportando grãos e outros itens alimentares.

Uma das áreas beneficiadas pela medida e que poderá continuar recebendo os cereais da Ucrânia é o Chifre da África.


General Santos Cruz deve chefiar missão de apuração dos fatos na Ucrânia

 


O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz foi escolhido pelas Nações Unidas para liderar uma missão de apuração dos fatos na Ucrânia. 

O anúncio do nome do brasileiro Santos Cruz foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante uma conversa com jornalistas ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, na cidade de Lviv, nesta quinta-feira. 

Guterres quer acesso para a Cruz Vermelha ao local

De Brasília, Santos Cruz disse à ONU News que se sentiu muito honrado por ter seu nome considerado por Guterres.

“Eu tomei conhecimento agora de que o secretário-geral da ONU considerou o meu nome para cumprir uma tarefa na Ucrânia. Eu fico muito honrado e tenho a certeza de que os companheiros que irão também ser selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade, e isso é uma grande garantia para o nosso trabalho, para que possamos ter um resultado positivo sobre o assunto que vai ser tratado.”
 
O general brasileiro já comandou duas missões de paz das Nações Unidas, a Minustah, no Haiti, e a Monusco, na República Democrática do Congo, na África. 
 
Ele também produziu um relatório, conhecido como Santos Cruz Report, sobre o funcionamento de missões de paz pelo mundo. 

Guterres afirmou que o que aconteceu no centro de detenção foi inaceitável. Ele lembrou que todos os prisioneiros de guerra têm de ser protegidos sob a Lei Humanitária Internacional.

O chefe da ONU também afirmou que a Cruz Vermelha precisa ter acesso aos detentos.

Oficial respeitado com mais de 40 anos de experiência em segurança

A missão de apuração dos fatos, a ser liderada pelo general brasileiro, foi um pedido dos governos da Ucrânia e da Rússia à ONU.

Os termos de funcionamento da missão serão compartilhados com ambos os países assim como a configuração da equipe.

 

General Santos Cruz diz que outros selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade
ONU/Sylvain Liechti
 
General Santos Cruz diz que outros selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade

Ao mencionar sua intenção de nomear Santos Cruz, Guterres disse que o militar é um oficial respeitado com mais de 40 anos de experiência em segurança pública e militar incluindo o comando de missões de paz.

Para o secretário-geral, é preciso continuar obtendo as garantias necessárias para o acesso seguro aos sítios e locais relevantes para a apuração do que ocorreu em 29 de julho.

Ele finalizou dizendo que uma missão de apuração dos fatos deve ser livre para encontrar os fatos, e que a equipe tem que poder recolher e analisar a informação necessária.
De forma segura e com acesso irrestrito às pessoas e às evidências sem interferência de nenhum lugar.

E segundo Guterres, a ONU continuará cooperando para fazer sua parte.

 

 

Show de João Gomes emociona público do Recife com imagens da trajetória do cantor e elementos da cultura pernambucana

 A região do Marco Zero do Recife foi tomada por uma multidão para o show de João Gomes — Foto: Reprodução/TV Globo

A região do Marco Zero do Recife foi tomada por uma multidão para o show de João Gomes — Foto: Reprodução/TV Globo

O show de João Gomes no Marco Zero do Recife, nesta quarta (17), começou um pouco antes das 18h, com imagens da trajetória de vida do cantor, que nasceu e cresceu no Sertão de Pernambuco. A música "Eu Tenho a Senha", que faz parte da trilha da novela Pantanal, foi escolhida para começar a gravação do DVD “Acredite”, primeiro da carreira do fenômeno do forró de vaquejada (veja vídeo acima). 

Fogos de artifício foram lançados quando João Gomes subiu ao palco, usando um chapéu de couro de vaqueiro. No palco, outros elementos da cultura pernambucana mostravam como são fortes e importantes as raízes do cantor que ganhou o Brasil.

Uma estrutura de taipa foi montada no Marco Zero para fazer alusão à casa onde o artista morou, em Serrita, no Sertão. Além de muito animado, o público ficou emocionado com o que viu. 

Desde cedo, muitos fãs correram para pegar os melhores locais na frente do palco gigante. Cristiane chegou às 17h30 no local do show, mas já tinha muita gente. Ficou no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua da Guia.

“Não consegui chegar lá na frente e voltei aqui para trás. Está ótimo, mesmo de longe eu estou amando. Gosto muito, amo João Gomes. É um sucesso. Está estourado”, disse.

Em sua página no Instagram, o cantor anunciou as participações especiais de Fagner, L7nnon, Vanessa da Mata, Vitor Fernandes, Tarcísio do Acordeon e Yara Tchê. Os organizadores estimaram a presença de mais de 150 mil pessoas.

A região do Marco Zero do Recife foi tomada por uma multidão. Por causa do show, esquemas de infraestrutura, trânsito e segurança foram montados. O tráfego começou a mudar desde as 4h desta quarta e mais de 300 policiais foram escalados.

Apesar do esquema de segurança, pessoas relataram furto, arrastões e até tiros na área onde ocorreu a apresentação do pernambucano. Durante o show, circulou ainda a informação de que um drone usado para registro de imagens teria sido levado depois de cair. Uma equipe da TV Globo que acompanhava o evento relatou que foi pedida a devolução do equipamento "atrás do palco".

Em entrevista ao NE2, uma jovem que veio de Olinda disse que teve o celular levado. As imagens das confusões na área onde ocorreu a apresentação do cantor pernambucano rapidamente viralizaram nas redes sociais. 

João Gomes, de 20 anos, nasceu Serrita, no Sertão, e foi criado em Petrolina, na mesma região. Atualmente, tem mais de 13 milhões de seguidores apenas no Instagram, ele conquistou o público em todo o Brasil.

Com um ano de carreira, emplacou a música "Eu Tenho a Senha" na novela da TV Globo. A canção é tema de Zé Leôncio, personagem vivido pelo também pernambucano Renato Goes na primeira fase da novela, e por Marcos Palmeira, na segunda.

O cantor decidiu voltar ao estado natal para gravar o primeiro DVD da carreira. O nome, "Acredite", é uma referência aos sonhos realizados do artista.

Ele começou a cantar nos corredores do Instituto Federal da Zona Rural de Petrolina, onde fazia curso técnico de agropecuária. Aos poucos, o que era uma brincadeira entre colegas foi crescendo e o cantor se tornou um fenômeno nacional.

 João Gomes subiu ao palco usando um chapéu de couro de vaqueiro — Foto: Reprodução/TV Globo

João Gomes subiu ao palco usando um chapéu de couro de vaqueiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Por Danilo César e Priscilla Aguiar, TV Globo e g1 PE

 

Eleições 2022: TRE-RN define tempo de propaganda para candidatos; confira

 


Uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (18), promovida pela 2ª Zona Eleitoral, definiu uma série de diretrizes para as eleições de 2022, no Rio Grande do Norte. Entre as definições, está o tempo de propaganda em televisão e rádio para os candidatos que disputam o pleito neste ano.

Durante a audiência também foi feito o sorteio da ordem de veiculação no primeiro dia de exibição por coligação para os cargos eletivos. A sorteada foi Clorisa Linhares, do PMB, que vai abrir as exibições. Nos dias seguintes, haverá um rodízio. A propaganda em TV e rádio começa no dia 26 de agosto.

Nas TVs, a veiculação dos programas eleitorais será realizada das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55, de segunda-feira a sábado, além de 140 inserções durante todos os dias. No rádio, o primeiro horário será das 7h às 7h25, e o segundo das 12h às 12h25.

Os programas para governo, deputado estadual e senador serão às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, as exibições serão para presidente e deputado federal.

O Podemos, partido do candidato ao governo do RN Styvenson Valentim, abriu mão do tempo de TV e de rádio. "O candidato vai utilizar apenas as redes sociais", explicou o presidente do partido, Felipe Madruga. O TRE redistribuiu o tempo para os demais partidos.

Confira os tempos para os candidatos ao Governo do RN:

Fábio Dantas (Solidariedade): 4 minutos, 57 segundos e 27 milésimos
Fátima Bezerra (PT): 4 minutos, 5 segundos e 45 milésimos
Danniel Morais (Psol): 30 segundos
Clorisa Linhares (PMB): 27 segundos e 27 milésimos

- Outros cinco candidatos não têm direito à propaganda eleitoral em rede. Eles não elegeram representantes na Câmara dos Deputados e não atingiram cláusula de barreira.

Confira os tempos para os candidatos ao Senado:

Rogério Marinho (PL): 2 minutos, 12 segundos e 16 milésimos
Carlos Eduardo (PDT): 1 minuto e 49 segundos
Rafael Motta (PSB): 29 segundos e 77 milésimos
Freitas Júnior (Psol/Rede): 12 segundos e 70 milésimos
Geraldo Pinho (Podemos): 16 segundos e 36 milésimos

 

Entenda o que significa votar nulo ou em branco

 


À medida que as eleições se aproximam, surgem boatos sobre o processo eleitoral e as consequências dos votos. Alguns dos mais frequentes são sobre os votos nulos e em branco. Esse tipo de voto tem o poder de anular uma eleição inteira? A resposta do consultor legislativo Clay Teles é que não. De acordo com ele, a Constituição determina que esses votos não sejam contados como válidos.

 — No caso do presidente da República, o artigo 77 da Constituição Federal prevê expressamente que não são computados os votos brancos e os nulos. Essa regra se estende a governadores (artigos. 28 e 32) e prefeitos (artigo 29). Do mesmo modo, para os demais cargos, a legislação eleitoral também prevê que são considerados apenas os votos válidos — explicou.            

O voto em branco significa que o eleitor opta por não votar em nenhum candidato. Para fazer isso, ele aperta a tecla “branco” na urna eletrônica e depois confirma. Na época da votação em papel, esse tipo de voto era contado quando o eleitor não preenchia a opção na cédula.

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inexistente de candidato ou de legenda (no caso das eleições para deputado e vereador) e depois confirma. Para evitar anular o voto sem querer, é preciso conferir se a foto do candidato apareceu após digitar o número e só então confirmar.

Consequências

Mas, na prática, o que acontece quando o eleitor vota nulo ou branco? Segundo Teles, para efeito da contagem de votos válidos, é como se o eleitor abrisse mão do direto de escolher, já que ambos são desconsiderados na hora de calcular quem é o vencedor.  Os votos são computados, mas não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos (dedicados a um candidato ou partido),

De acordo com o TSE, nas eleições de 2018, houve aumento nesse tipo de voto com relação aos pleitos anteriores. O percentual de votos nulos em 2018 foi de 6,14% no primeiro turno e de 7,43% no segundo. Já os votos em branco corresponderam a 2,65% no primeiro turno e 2,14% no segundo turno. Um desses eleitores foi o serralheiro Josemiro Santos, de Brasília, que, em 2018, optou por anular o voto para presidente no primeiro turno das eleições.

— Eram muitos candidatos e não tinha nenhum em que eu quisesse mesmo votar. No segundo turno o número diminui e aí mais fácil escolher, às vezes você vota em um para o outro não ganhar — disse.

Esse tipo de voto é diferente da abstenção, quando o eleitor não comparece às urnas e depois precisa regularizar a situação na Justiça Eleitoral. Ao votar branco ou nulo, o eleitor cumpriu sua obrigação de comparecer no dia da votação, já que o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e não é analfabeto.

Mudanças

O consultor legislativo explica que os votos em branco já foram contados nas eleições proporcionais, em que o voto é contabilizado para o partido do candidato. Esse tipo de contagem é aplicada nas eleições para deputado federal, distrital e estadual e também para vereador. A regra mudou em 1997.

— Antes de 1997 existia diferença entre votos brancos e nulos nas eleições proporcionais. Até então, os votos brancos entravam no cálculo do quociente eleitoral, no número de votos para se obter uma cadeira na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais.

Já a confusão sobre votos nulos terem o poder de anular uma eleição vem, em parte, de uma interpretação errada do artigo 224 do Código Eleitoral (Lei 4.737, de 1965). O texto prevê a realização de nova eleição caso a nulidade atinja mais da metade dos votos. A nulidade, no entanto, não tem a ver com votos nulos por parte do eleitor.

— A confusão que normalmente acontece é em relação à anulação da votação, que se trata de fenômeno distinto. A votação é anulável, por exemplo, quando viciada por coação, fraude, ou abuso do poder econômico. Nesse caso, quando a nulidade atinge mais da metade dos votos, haverá nova eleição.

Outra dúvida que costuma surgir é sobre a possibilidade de votar nulo ou branco para alguns cargos e registrar voto válido em outros. Em 2022, os eleitores terão que votar para deputado federal, senador, governador e presidente e podem optar por anular ou votar em branco em qualquer dos cargos, sem prejudicar o restante da votação. Um voto nulo ou em branco, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não invalidará os votos válidos. “O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais”, explica o site do TSE.

Fonte: Agência Senado

 

Serviços da Caern afetam fornecimento de água em 3 municípios do RN; confira

 


Pelo menos três municípios do Rio Grande do Norte devem ficar sem abastecimento de água ou com o fornecimento reduzido devido a manutenções que estão sendo realizadas pela Caern. Os problemas são registrados em Mossoró, Baraúna e Pedro Avelino.

Em Mossoró, a companhia está realizando uma manutenção no Poço 23, que apresentou problemas na quarta-feira (17), após interrupção no fornecimento de energia elétrica. Com isso, os bairros Aeroporto II, Bom Pastor e Forno Velho estão com o abastecimento reduzido até o sábado (20).

Já em Baraúna, o problema foi no Poço 5, onde a Caern realiza uma manutenção emergencial. A situação deixa o fornecimento de água na zona urbana reduzido. Nas comunidades de Juremal, Vertente e Campestre, o envio de água foi suspenso. A solução só deve chegar nesta sexta-feira (19).

Em Pedro Avelino, o abastecimento foi suspenso para um reparo na adutora que abastece a cidade. O serviço deve ser concluído nesta sexta-feira (19).

Nos três municípios, a Caern estima que a normalização do abastecimento ocorra em até 48 horas após o religamento do sistema.

Luiz Eduardo e Kelps Lima estão juntos na luta pelo Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Norte



 
Nosso estado é naturalmente vocacionado para a atividade turística, mas precisamos de investimentos para promover a interiorização do Turismo, investimento em capacitação dos profissionais e dar segurança jurídica para que novos empreendimentos se instalem no nosso estado, gerando emprego e renda e que o nosso povo.

Vote 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅ - Luiz Eduardo para Deputado Estadual e 7️⃣7️⃣7️⃣7️⃣✅ - Kelps Lima para Deputado Federal

#LuizEduardoRN #LuizEduardo77123 #Kelps7777 #kelpsfederal
 
 

Luiz Eduardo faz primeiro adesivaço com sucesso em Natal

 


Nosso primeiro adesivaço em Natal foi um sucesso! Obrigado a todos que compareceram e que vão ajudar a propagar nosso nome nas ruas com seus veículos adesivados.

Faça parte da família 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅ não perca o próximo adesivaço.

#LuizEduardoRN #LuizEduardo77123



 


Secretta combina Mari Fernandez, Henry Freitas e Dubdogz com open bar premium no Espaço Di Trento

 


Em clima de mágica e com truques revelados, a Festa Secretta chega a sua edição de 2022 nesta sexta-feira (19), a partir das 21h, no Espaço Di Trento. Numa combinação de atrações nacionais e um Open Bar Premium, a Secretta está perto de esgotar sua venda de ingressos.

Com organização das empresas Oxent e Clap, a festa vai levar ao Espaço Di Trento Mari Fernandez, Henry Freitas, Dubdogz, Sandeville e Felipe BZ como atrações. Somado às atrações, um Magic open bar com uísque Chivas 12 anos, vodka Absolut, gin Beefeater e cerveja puro malte, além de água, refrigerante e água tônica.

Com apenas 21 anos de idade e um pouco mais de um ano de carreira, Mari Fernandez já é considerada uma das grandes vozes femininas da música brasileira. Provando seu talento como cantora e compositora, ela soma mais de sete milhões de ouvintes no Spotify e mais de 723 milhões de visualizações no Youtube. 

Além disso, conseguiu emplacar 11 músicas ao mesmo tempo nas principais paradas, sendo oito delas faixas do audiovisual “Mari Fernandez Ao Vivo Em Fortaleza”.  O projeto contou com a participação especial de nomes como Xand Avião, Simone e Simaria, Nattan e Zé Vaqueiro.

Mari Fernandez foi, recentemente, considerada a artista revelação do São João, atingindo a marca histórica de 120 mil pessoas em sua apresentação em Campina Grande. Ela é a 2ª artista feminina mais ouvida do Spotify e a 4ª do Youtube.

Já Henry Freitas também é cantor e compositor leva aos palcos um repertório com muitos hits além de canções de sua autoria. Isso sem falar no carisma que é uma das marcas em seus shows. Prova disso foi a verdadeira maratona nos palcos do Nordeste que começou em junho durante os festejos juninos.

Já os irmãos Marcos Ruback Schmidt e Lucas Ruback Schmidt formam o Dubdogz, que já tem mais de 10 anos de carreira. A faixa autoral “Techno Prank”, o primeiro grande hit do duo, contabiliza mais de 57 milhões de transmissões. Já a música “Infinity”, em parceria com Bhaskar, chegou ainda mais longe: mais de 78 milhões de plays e ficando entre as músicas mais tocadas da França e Alemanha.

Os ingressos continuam à venda no site outgo (https://outgo.com.br/festa-secretta), na loja DStore, na Avenida Hermes da Fonseca, e na Óticas Diniz. do Midway. Mais informações no perfil @festasecretta no Instagram.

 

Marinha alerta para ressaca no litoral do RN com ondas de até 2,5 metros

 


A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral Leste do Rio Grande do Norte. De acordo com o comunicado, que abrange o trecho entre Baía Formosa e Touros, a área pode ser atingida por ondas de até 2,5 metros. O aviso foi iniciado nessa quarta-feira (17) e se estende até a noite deste sábado (20).

Além do litoral potiguar, a Marinha emitiu o alerta para os estados da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia, até Salvador.

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, recomendou que as embarcações de pequeno porte evitem a navegação e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, rádio e demais itens de segurança.

Rússia diz que pode fechar usina nuclear de Zaporizhia

 


O Ministério da Defesa da Rússia disse, nesta quinta-feira (18), que a usina nuclear de Zaporizhzhia, no Sul da Ucrânia, pode ser fechada se as forças ucranianas continuarem a bombardear as instalações, ação negada por Kiev. 

Em entrevista, Igor Kirillov, chefe das forças de defesa radioativa, química e biológica da Rússia, afirmou que os sistemas de apoio da usina foram danificados como resultado do bombardeio. Acrescentou que no caso de um acidente na usina, o material radioativo cobriria a Alemanha, Polônia e Eslováquia.

A usina de Zaporizhia foi tomada pelas forças russas em março. Ela permanece perto da linha de frente e tem sido repetidamente bombardeada nas últimas semanas. A Rússia e a Ucrânia trocam acusações pelos ataques à usina.

Lula promete recriar ministérios; Bolsonaro fala em reajuste a servidores

 


Entre os quatro candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas eleitorais, apenas Jair Bolsonaro (PL) não realizou atos de campanha em São Paulo nesta quarta-feira (17). O presidente passou o dia em Brasília.

Pela manhã, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, se reuniu com empresários em um hotel na capital paulista. Durante o evento, prometeu criar ministérios, como o Ministério da Pequena e Médio Empresa, voltado para o microempreendedor, e o Ministério dos Povos Originários, para, segundo ele, “que o índio seja ministro”.

O petista também deu uma entrevista para a Rádio Super, de Belo Horizonte, em que criticou o modelo atual da Lei da Ficha Limpa e defendeu mudanças.

“Acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal como ela foi feita. Você muitas vezes pune uma pessoa e, três meses depois, essa pessoa readquire o seu direito de ser candidata. É preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa.”

Lula ainda disse que, se eleito, terá de dialogar com o Centrão.

Bolsonaro participou de um encontro com prefeitos em um hotel em Brasília no final da tarde desta quarta. O presidente discursou durante o evento e prometeu manter impostos federais sobre combustíveis zerados se for reeleito.

“Hoje, tive mais uma conversa com parte da equipe econômica do Paulo Guedes sobre o PLOA, nosso orçamento para o ano que vem. Garantimos para o ano que vem continuar com zero imposto federal na gasolina, no diesel, no álcool e no gás de cozinha. Pedi agora para o pessoal ver se pode zerar o do querosene da aviação.”
O presidente também voltou a prometer um reajuste para os servidores públicos no ano que vem.

“Notícia para os servidores públicos federais. No ano que vem, vai ter reajuste, mas não definimos ainda o percentual. E também haverá reestruturação de carreira”
Ciro Gomes, candidato do PDT, realizou uma caminhada ao lado de moradores de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, acompanhado de Elvis César, candidato do partido ao governo do estado.

No local, Ciro defendeu a implementação de um programa de renda mínima no país e prometeu acabar com a miséria.

“Trinta e três milhões de brasileiros estão passando fome e eu quero estar perto deles para sinalizar o que será o meu governo.”

Durante a tarde, o pedetista gravou materiais de campanha. À noite, ele concedeu uma entrevista ao SBT, em que voltou a dizer que pretende taxar grandes fortunas e diminuir a tributação dos mais pobres.

A candidata do MDB, Simone Tebet, visitou uma creche em Brasília pela manhã. No local, prometeu trabalhar para “concluir todas as escolas e creches inacabadas”. A senadora ainda defendeu um cuidado especial com o ensino médio.

“Conseguimos aprovar agora a reforma do ensino médio, falta vontade política de regulamentar a reforma do novo ensino médio e como isso pagar o que a lei já diz de 2 mil reais por aluno para cada escola que garanta período integral no ensino médio.”

Às 16h, Tebet viajou para São Paulo, onde visitou um hospital, na Zona Sul da cidade.

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

 

Morre influenciadora baleada em tentativa de assalto em Campina, após quase dois meses na UTI

 


A influenciadora digital e social media, Danyelly Amorim, de 35 anos, que foi baleada durante uma tentativa de assalto em Campina Grande, não resistiu e faleceu na noite dessa quarta-feira (17). O crime aconteceu no bairro Cruzeiro, Zona Sul da cidade, na madrugada de 22 de junho. A jovem retornava de uma ação publicitária em um restaurante quando foi abordada pelos criminosos.

O produtor de eventos Iago Caio Diniz, que estava no carro com a infuenciadora, revelou em depoimento à polícia, que ela não atendeu uma ordem de parada dos criminosos, que atiraram contra o veículo.

Um dos tiros atingiu a jovem que foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ela passou por procedimento cirúrgico e permaneceu internadana UTI por quase dois meses.

De acordo com a unidade hospitalar, a jovem morreu por volta das 19h30. Ainda não há informaçoes sobre o velório e sepultamento.

Fluminense arranca empate e está na semifinal da Copa do Brasil

 


Diante de mais de mais de 60 mil presentes, o Fluminense garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil ao empatar em 2 a 2 com o Fortaleza, na noite desta quarta-feira (17) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A equipe das Laranjeiras ficou com a vaga porque triunfou por 1 a 0 na ida das quartas de final.

Agora o Tricolor das Laranjeiras aguarda a partida entre Corinthians e Atlético-GO, ainda nesta quarta em São Paulo, para saber qual será o seu próximo adversário. Na ida o Dragão venceu por 2 a 0.

Precisando de gols para buscar a classificação, a equipe comandada pelo argentino Juan Vojvoda optou por negar espaços na defesa e por agredir por meio de jogadas de contra-ataque.

E foi justamente desta forma que o Fortaleza abriu uma vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Logo aos 11 minutos o zagueiro Titi lançou, Nino falhou no corte e a bola sobrou para Thiago Galhardo, que avançou e chutou para defesa parcial de Fábio. A bola desviou em Manoel e Nino acabou escorando para a meta de seu próprio time.

A equipe das Laranjeiras até tentou igualar o marcador, mas, após novo lançamento, Zé Welison escorou para Thiago Galhardo, que enviou a bola para Silvio Romero, que não perdoou aos 45.

No intervalo Fernando Diniz fez uma mudança que mudou a dinâmica do jogo do Fluminense, ele tirou o zagueiro Nino para a entrada do meio-campista Martinelli. Com isso, a equipe da casa conseguiu avançar suas linhas e passou a chegar com mais perigo.

E essa postura deu resultado aos 14 minutos, quando o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), marcou pênalti em cima de Matheus Martins. Ganso foi para a cobrança três minutos depois e não falhou. Com isso, a vaga seria definida na disputa de pênaltis.

Mas a torcida do Tricolor acordou de vez e empurrou a equipe para a frente em busca do gol da classificação. E ele veio aos 26 minutos, quando Arias recebeu na esquerda e cruzou na medida para o artilheiro Germán Cano escorar, se isolar como artilheiro da Copa do Brasil com 5 gols, e garantir a classificação.

Agora, o Fluminense se concentra no Brasileiro, onde pega o Coritiba no sábado (20). Um dia depois o Fortaleza mede forças com o Corinthians.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário